O NuBRICS, Núcleo de Estudos dos Países BRICS, vem a público prestar total solidariedade ao Professor Evandro Menezes de Carvalho pelos ataques sofridos provenientes de mentiras geradas pela espionagem ilegal executada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo Bolsonaro. O Professor Evandro é um dos mais célebres especialistas do Brasil em China, e seu extenso trabalho tem auxiliado o Brasil a aprimorar o conhecimento deste país, que é hoje nosso maior parceiro comercial e com que temos relações diplomáticas e culturais sólidas.
Repudiamos o uso dos recursos do Estado para investigar cidadãos brasileiros por motivações político-partidárias. Conhecemos essa história e ela foi sempre usada para ameaçar e atingir nossa democracia. Melhor teria sido envidar esforços na ampliação dos laços com uma nação amiga. A cooperação entre Brasil e China traz desenvolvimento e conhecimento mútuos, garantindo a soberania de nossos povos e nações.
Reiteramos nosso reconhecimento ao trabalho do Professor Evandro Menezes de Carvalho e lhe prestamos apoio incondicional contra mentiras e ataques de grupos extremistas, que tentam capturar nossas instituições e perseguir aqueles que, de fato, contribuem para nosso país.
Niterói, 22 de junho de 2025
Comentários