Quem Somos
O Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS) é um órgão da UFF voltado para pesquisa desta organização internacional e de seus países, no contexto da governança global, assim como para o ensino e divulgação do conhecimento sobre esta área.
Membros do NuBRICS
Eduardo Rodrigues Gomes
Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago, é professor do Departamento e do Programa de Pós Graduação de Ciência Política da UFF. Tem se dedicado ao estudo das relações entre Estado e desenvolvimento no Brasil desde 1930, sob vários aspectos. Mais recentemente, voltou-se para o estudo dos BRICS, enfocando, atualmente, a questão da qualificação profissional frente aos desafios quarta revolução industrial.
Lier Pires Ferreira
Pós-Doutor em Direito – Universidade de Salamanca , Espanha (2019). PhD em Direito – UERJ (2004). Mestre em Relações Internacionais – PUC/RJ (1996). Bacharel em Direito – UFF (2000). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais – UFF (1994-1992). Professor do Ibmec, Fiurj e do CP2. Pesquisador do LEPDESP (IESP-UERJ/ESG) e do NUBRICS (UFF).
Gabriel Rached
Gabriel Rached é Professor de Economia Política e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Doutor em Economia (IE/UFRJ) com Pós-Doutorado em Estudos Internacionais na Universidade de Milão (UNIMI) atua, desde 2012, como Coordenador do Grupo de Pesquisa Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF).
Daniela Lima Furtado
Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimeto (PPED), no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2005). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Professora das redes municipais de ensino do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Pesquisadora NuBRICS (UFF).
Thaiane Moreira de Oliveira
Doutora em Comunicação e Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco e do Consórcio BRICS sobre Inteligência Artificial
Thadeu Figueiredo Rocha
Thadeu Figueiredo Rocha é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo se tornado Mestre e Doutor em Ciência Política pelo Programa da Pesquisa e Pós- Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. Tem larga experiência em variados temas da Economia Política da Energia, tendo trabalhado na CEMIG e, posteriormente, na Eletrobras. Nesta empresa se voltou para novas temas desta área, entre os quais, Cenários Econômicos Nacionais e Regionais, Estudos Tarifários e de Créditos de Carbono. Realizou pós-doutorado no PPGCP da UFF, centrando-se atualmente nos estudos sobre a presença chinesa no parque energético brasileiro.
Lenaura de Vasconcelos C. Lobato
Lenaura de Vasconcelos C. Lobato graduou-se em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Doutorado em Ciências – Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Fez pós-doutorado na London School of Economics and Political Science. Tem se dedicado ao estudo de políticas sociais no Brasil e em nível internacional, o que a levou a trabalhar neste tema com foco nos BRICS. Atualmente, é Professora Titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, tendo sido Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social e do Núcleo de Avaliação e Análise de Políticas Sociais (NAP/UFF).
Bernardo Kocher
Bernardo Kocher é Doutor em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense, instituição
na qual é Professor Associado no Instituto de História. Dedica-se à área de História das
Relações Internacionais, atuando principalmente em temas como Globalização, Terceiro
Mundo, Oriente Médio, Política Externa Brasileira. Seu principal interesse, na atualidade, são
os Países Não Alinhados e os BRICS.