Histórico do NuBRICS
O Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS) foi estruturado a partir de 2016, com o retorno do professor Evandro Menezes de Carvalho à UFF (Faculdade de Direito), de um estágio de pós-doutorado na Fudan University, na China. A este fato, se agregou então o trabalho dos professores Eduardo R. Gomes e Maria Antonieta P. Leopoldi (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, PPGCP) ministrando disciplinas sobre aspectos políticos e econômicos dos BRICS. Este ganhava importância no cenário nacional e internacional, despertando atenção do meio acadêmico, nestas e em outras esferas da UFF.
Em 24 de agosto de 2017, foi então fundado o NuBRUCS, com a presença da Cônsul Geral Adjunta da China no Rio de Janeiro, Sra. Chen Xiaoling; do Cônsul Geral da Federação Russa no Rio de Janeiro, Sr. Vladimir G. Tokmakov, com as suas respectivas comitivas, assim como da Conselheira Política da África do Sul, da Embaixada sul-africana em Brasília. Participaram ainda da cerimônia, o representante do Itamaraty no Rio de Janeiro, o Reitor, Professor Sidney Melo, o Vice-Reitor, Professor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, a Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), a Professora Alessandra Siqueira Barreto, ao lado de vários membros da comunidade acadêmica e autoridades locais, tendo Eduardo R. Gomes e Evandro de M. Carvalho sido então nomeados coordenadores do núcleo.
Depois das providências de instalação do NuBRICS no bloco O, do ICHF, e da disseminação das atividades iniciais do novo órgão pela UFF, o NuBRICS procurou aprofundar relações com parceiros dos outros países BRICS.
No ano seguinte, o Reitor Sidney Mello visitou a China, tendo assinado um acordo de cooperação entre a UFF e a Hebei Normal University, estabelecendo nossa universidade como integrante da rede internacional do Instituto Confúcio. Ainda nesse mesmo ano, o Professor Eduardo R. Gomes visitou a Tyumen University, na Rússia, instituição com a qual a UFF também assinou acordo de cooperação.
Ao longo destes primeiros anos, as atividades de ensino (na graduação e na pós-graduação)e a pesquisa foram predominantemente desenvolvidas junto ao PPGCP, envolvendo professores de História, Economia, Comunicação e Sociologia, resultando em algumas dissertações e teses, tendo o NuBRICS também se preocupado com a interação com outros importantes centros de estudo, que se voltam para os BRICS.
Em 2018, tivemos a oportunidade também de ouvir um importante ator da construção dos BRICS, que foi o Vice-presidente brasileiro do Banco do Novo Desenvolvimento (NDB), o “Banco dos BRICS” o economista brasileiro, Paulo Nogueira Batista Jr.
Toda esta atividade interna e externa ao NuBRICS acabou por resultar, através do Itamaraty, em um convite do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de Brasília, para participar do BRICS Academic Forum, em Johanesburgo, África do Sul, naquele mesmo ano. Este foi um momento extremamente profícuo para o NuBRICS, tendo estado presentes o Professor Eduardo R. Gomes e as Professoras Thaiane Moreira de Oliveira (Instituto de Artes e Comunicação Social) e Carla Carvalho (Departamento de Geoquímica). Neste profícuo ano, o NuBRICS participou ainda da 6ª. Conferência Internacional da Iniciativa BRICS para Estudos Agrários Críticos, realizada na Universidade de Brasília.
Já em 2019, o NuBRICS colaborou com a realização do 1o. Seminário de Estudos Asiáticos, do recém-criado Centro de Estudos Asiáticos. Já com apoio oriundo do recém-inaugurado Confuncius Classroom na nossa universidade, o NuBRICS juntou-se ao evento “China e o mundo em torno da II Guerra Mundial”, com professores/pesquisadores de ambos os países.