Nunca houve um desafio que a humanidade não pudesse enfrentar, mas nem todos os desafios foram triunfados. É só através desse caminho duro que a humanidade fez até hoje. Desde a era da globalização, o que os contemporâneos viram era prosperidade e dinamismo. No entanto, o ano de 2020 deu-nos desafios sem precedentes: crise formidável, estagnação, perturbações e encerramentos súbitos, acusações injustas e até intimidação.Diante desta conjuntura histórica única, decidimos mudar o tema geral do Fórum de Xangai de “Governança Global e Ásia” para “Civilização na Era Pós-pandemia: Desenvolvimento, Governança e Segurança”.

Esta mudança consiste em incorporar uma perspectiva mais ampla e uma abordagem mais humanista da crise atual, e explorar ideias e fornecer ideias para o desenvolvimento asiático e mundial. Ao mesmo tempo, a conferência anual do Shanghai Forum 2021 é tema como “Recuperação e Resiliência: o papel da Ásia num Futuro Sustentável”, como estamos no inícioponto da recuperação e imagine o papel da Ásia na resiliência da economia e do desenvolvimento social.Durante esse ano de pandemia, mudanças tremendas aconteceram eSeguiram-se ajustes igualmente tremendos; eles permanecerão num futuro próximo e continuarão a desafiar a humanidade. A história do progresso humano diz-nos que amanhã melhor nos espera. A natureza dotou os humanos a capacidade de evoluir e, de forma única, consultar a razão; e entre estes dois está a resiliência – o poder de sobreviver, de crescer e de continuar a viver. Este mesmo poder torna a recuperação possível e mantém-nos esperançosos mesmo nos momentos mais difíceis, e nesta esperança, a história pode brilhar sobre o futuro.Esse futuro já está aqui. Estamos no auge da tecnologia 5G,Olhando para o 6G; estamos entre a floresta de dados a olhar para o céu da IA; nadamos no oceano da economia de dados, aspirando à economia verde. Ao mesmo tempo, admito, desejamos as vacinas contra a COVID-19 e esperamos que as incertezas políticas e económicas possam ser levantadas.

Além disso, de boa fé, esperamos com expectativa o dia em que as doenças, a pobreza, a fome e a guerra já não ameaçam a humanidade. Acreditamos que a inclusão, a paz e a positividade nunca foram tão importantes. Esperamos também que a justiça, a justiça e o primado do direito volte a brilhar o mundo. Para o fazer, devemos “pegar o caminho da natureza, alimentar a vida de todas as coisas, e procurar oportunidades de desenvolvimento protegendo o ambiente”, e, de boa fé, esperamos pelas águas lúcidas, montanhas exuberantes, oceanos azuis e céu limpo. À medida que o mundo se recupera da pandemia, de boa fé e esperança, um futuro mais sustentável e inclusivo se aproxima.É isto que nós, o povo asiático, queremos. Um ressurgente, resistente eA Ásia sustentável deve ter um futuro promissor e também contribuir para o futuro promissor do mundo. O povo asiático floresceu civilizações brilhantes, que se desenvolveram e floresceram através de trocas e apreciação mútua com outras civilizações mundiais. Assim, a cooperação regional e o desenvolvimento comum são o caminho certo e último.

Com o avanço de instituições multilaterais como o RCEP, os países asiáticos apoiam e buscam cooperação mutuamente. Isto não é apenas como uma estratégia regional para superar a crise, mas também um consenso global que procura resolver conflitos criados durante o processo de globalização económica.Shanghai Forum passou por 15 anos de dificuldades e passoutestemunhei as mudanças do século 21. “Que a tocha da paz passe através de gerações, que o impulso do desenvolvimento nunca diminua, que a luz da civilização continue a brilhar. ” Esta é a responsabilidade dada pela história à nossa geração. Por esta causa, mesmo que o caminho pela frente seja cheio de provações e tribulações, não vamos parar nem recuar. Em vez disso, vamos em frente de olhos abertos, com a sabedoria adquirida da história e dos homens diante de nós, e buscamos a luz.Vamos abraçar o caminho do futuro sustentável, e a luz brilharásobre nós!

WWW.SHANGHAIFORUM.FUDAN.EDU.CN

Skip to content